quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PEçA DE BONECOS EMOCIONA EM PARATY (RJ) E SP

15/10/2009
Sem fala, peça de bonecos emociona.

Há passeios obrigatórios em Paraty, como o de escuna e uma volta pelo centro histórico. Mas inclua na lista do que fazer uma ida ao Teatro Espaço, na rua Dona Geralda, onde o Grupo Contadores de Estórias se apresenta. É mais um dos programas imperdíveis de Paraty.

O espetáculo em cartaz atualmente é "Em Concerto". Reúne sete pequenas histórias -ou vinhetas- voltadas para adultos. Não é pronunciada uma só palavra por uma hora --duração da peça.

Flerte entre casal de velhinhos produz gargalhadas na plateia do Teatro Espaço, onde Grupo Contadores de Estórias apresenta peça

As duas atrizes que manipulam os bonecos emitem apenas onomatopeias, como gemidos de uma mulher em um momento de "despertar erótico" e risadas de um casal de idosos flertando. As outras vinhetas mostram um velho tocando violino, uma índia se banhando, um namoro entre pré-adolescentes e uma cena de um homem que rejuvenesce. Só os bonecos são iluminados, o resto do teatro fica totalmente escuro. Em certos momentos tem-se a impressão que os bonecos são humanos, de tão delicados e perfeitos os movimentos feitos pelas atrizes.

A ideia de não usar falas vem desde 1981. "Vemos isso como uma glória", afirma Rachel Ribas, que, com seu marido Marcos Caetano, fundou o grupo em 1971. "Nos comunicamos direto com a emoção do público", diz ela. Um dos elogios mais bonitos que ela diz ter recebido foi do ator inglês Ben Kingsley, que disse: "Vocês não dizem nada e falam tudo".

Rachel conta que quando comprou o teatro, pensou nele mais como um espaço para ensaio que como um local de apresentações. "Só mais tarde vimos que Paraty tem público, sim", diz. E a ideia de não usar falas foi propícia para uma cidade como Paraty, que recebe estrangeiros de todas as partes do mundo.

Agora, o grupo está começando a preparar a peça "Flutuações", prevista para o ano que vem.

Atenção!

Boa nova para os paulistas: "Em Concerto" vem para São Paulo. O grupo se apresentará no Sesc a partir de sábado, dia 18, até o dia 8 de novembro.

"Em Concerto"

Em Paraty: R$ 40, só às quartas, até 8 de novembro, às 21h, no Teatro Espaço (0/xx/ 24/3371-1575; www.ecparaty.org.br

Em São Paulo: R$ 12, sábados e domingos, às 18h, no Sesc Avenida Paulista (0/ xx/11/ 3179-3700; www.sescsp.org.br
FONTE: LUISA ALCANTARA E SILVA
da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário