sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SEGURANçA PÚBLICA E OLIMPÍADA

A violência que voltou a atingir os cariocas neste fim de semana levanta dúvidas sobre a capacidade das autoridades de garantir a segurança durante os jogos de 2016.

Na pior onda de violência desde a escolha do Rio como sede olímpica, há duas semanas, 14 pessoas morreram quando a polícia interferiu na disputa entre as facções rivais Comando Vermelho e Amigos dos Amigos por uma zona de tráfico no norte da cidade.

Entre as vítimas estão dois policiais que estavam num helicóptero abatido pelos traficantes. Pelo menos dez ônibus foram queimados.

A violência no Rio foi notícia nos principais jornais internacionais, que questionaram os desafios na área de segurança que a cidade enfrenta antes da realização dos jogos.

Na França, o jornal Libération ressaltou que a derrubada do helicóptero da polícia carioca é "algo nunca visto, mesmo em um Brasil escaldado pela violência".

O espanhol El País disse que os confrontos são "uma prova a mais do poder do crime organizado no Rio de Janeiro".

Para o britânico Independent a "batalha" de sábado foi um constrangimento para um governo que mal acabou de celebrar seu sucesso ao vencer a candidatura olímpica", disse o Independent.

Você acredita que o Rio de Janeiro consegue acabar com a violência antes da Olimpíada, como prometeu na reunião do Comitê Olímpico Internacional, em Copenhague, o governador do Estado, Sérgio Cabral Filho?

FONTE: BBC DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário