sexta-feira, 5 de março de 2010

OLÁ, TURISTA! prorroga inscrições

Sexta-feira, 05/03/10

O prazo de inscrições do Olá, Turista! foi prorrogado até o próximo dia 31 de março. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho, já qualifica 23 mil profissionais que atendem diretamente o turista estrangeiro em seis capitais brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Manaus (AM) e São Paulo (SP). O projeto oferece 80 mil vagas em cursos gratuitos de inglês e espanhol. Para participar, é preciso estar ligado às associações, cooperativas e sindicatos cadastrados no projeto.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, reforça a importância da qualificação profissional no Brasil, principalmente às vésperas de dois grandes eventos internacionais, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Mais que melhorar a infraestrutura e buscar financiamentos, um importante legado que a Copa deixará para as pessoas é a qualificação profissional. Por isso, esse será um dos principais eixos que o MTur trabalhará nos próximos anos”.

Para o gerente geral de Teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri, o Turismo é um dos campos profissionais mais promissores no Brasil nesta década. “A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 vão alavancar ainda mais o setor e, certamente, o profissional que se aperfeiçoar vai ganhar muito em oportunidades”.

O interessado deve solicitar diretamente à sua organização a senha de acesso para realizar a inscrição no portal do programa – www.olaturista.org.br. O cursos foram desenvolvidos especialmente para taxistas, recepcionistas, garçons, balconistas, mensageiros, guias de turismo e outros profissionais que atendem diretamente o turista estrangeiro. Muitas vezes, esses profissionais precisam utilizar a mímica ou conhecem apenas expressões básicas, o que dificulta o processo de comunicação.

O garçom Élson Farias, do Restaurante Giuseppe Grill, do Rio de Janeiro, conta que as dificuldades no atendimento aos turistas estrangeiros diminuíram consideravelmente após iniciar o curso de inglês do Olá, Turista!. “Atendi um grupo de 11 pessoas, sendo que nove só falavam inglês, e consegui entender perfeitamente o que eles falavam. No meu trabalho, sem conversação fica impossível, por mais que o cliente ache bom o atendimento. O curso me ajuda muito nisso e já quero partir para os módulos seguintes.”

O curso é composto de três módulos – básico, regional e profissional – que poderão ser concluídos até 31 de dezembro de 2010, conforme a disponibilidade do profissional. Aqueles que concluírem os módulos receberão um certificado.

A English Town é responsável pela elaboração da plataforma online e pelo módulo básico do Olá, Turista!. Já o conteúdo dos módulos profissionais e regionais foi elaborado pela Fundação Roberto Marinho a partir de estudos diagnósticos realizados pela Fundação Getúlio Vargas.



Fonte: Ascom MTur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário