Quem sou eu

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

EXIGÊNCIA DE VISTO DA RÚSSIA PARA TURISTA BRASILEIRO PODE CAIR

13/08/2009 - 12h38

LUCIANA COELHO da Folha de S.Paulo
Em sua visita ao Brasil, em novembro último, o presidente russo, Dmitri Medvedev, assinou acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abolindo a necessidade de vistos de turista entre os dois países para estadas de até 90 dias.
"Já está tudo pronto da parte do governo russo, é o Brasil que está atravancando o processo", disse um diplomata russo consultado pela Folha. Países da região, como Argentina (que assinou acordo em dezembro), Venezuela, Cuba, Peru e Equador já têm acordos semelhantes com Moscou.
Metrô da capital russa é aula de arte e de históriaParques e praças são microcosmo de Moscou

Segundo o Itamaraty, os trâmites estão em curso, mas precisam passar por votação do Congresso, atualmente em recesso. "Obviamente [a votação] não é uma prioridade", afirma a assessoria do ministério.
O processo atual é complicado e custa de US$ 70 (para um prazo que varia entre um mínimo de dez e um máximo de 20 dias úteis) a US$ 180 (para que o processo seja agilizado e o visto saia na hora).
Para requisitá-lo, são necessários documentos do hotel, confirmando a data exata da estadia, ou uma carta-convite de um amigo russo concordando em hospedá-lo.
Como funciona
A autorização é emitida apenas pelo prazo em que foi confirmada a hospedagem, e não há chance de estendê-la por nem um dia.
Como o inglês e o espanhol não são uma praxe em muitos hotéis russos e pouquíssimos turistas brasileiros dominam o idioma local, a maioria prefere deixar o trabalho para as agências de turismo.
A Tchayka (www.tchayka.com.br), em São Paulo, não cobra adicional pelo serviço para quem contrata pacote da própria agência.
Na web
Também pululam na internet serviços de assistência de visto, que prometem, por taxas em dólares, obter os documentos dos hotéis atestando a estada. A maioria, no entanto, é voltada para o público americano ou europeu, o que obriga o turista brasileiro a encaminhar sozinho os documentos ao consulado no Brasil (veja a relação de endereços e contatos dos consulados russo no Brasil no site www.consulados.com.br/russia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário