terça-feira, 17 de novembro de 2009

OLÁ TURISTA!

"Primeiro jogo da Copa de 2014”

Evento marca o lançamento do programa Olá, Turista! em São Paulo

Quem trabalha no setor do turismo e tem dificuldade para falar com os turistas estrangeiros poderá fazer um curso de idiomas totalmente gratuito sem sair de casa. Esse é o propósito do Programa Olá, Turista!, uma série de cursos gratuitos (a distância) de inglês e espanhol para profissionais do turismo tendo em vista a preparação das cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014. O programa foi lançado nesta sexta-feira (13), em São Paulo (SP), pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto. O Olá, Turista! é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho.
“Esse é o primeiro jogo de uma copa que iremos realizar daqui a alguns anos. O programa estimula a relação com as entidades que trabalham na ponta e sabem das necessidades do setor”, disse o ministro Barretto. “O curso é uma ferramenta para fidelizar ainda mais o turista que vem ao Brasil”, reforçou.
Recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros profissionais do Rio de Janeiro (Paraty, Búzios, Angra dos Reis, Petrópolis e Rio de Janeiro); Bahia (Salvador, Maraú, Porto Seguro, Mata de São João e Lençóis); Amazonas (Manaus, Barcelos e Parintins), Fortaleza, Recife e São Paulo já podem solicitar – por meio de suas associações, cooperativas ou sindicatos – uma das 80 mil vagas disponíveis para o programa. As entidades poderão pleitear vagas para seus associados até o dia 31 de dezembro pelo site www.olaturista.org.br. As aulas começam em janeiro de 2010.
Para o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, “já temos uma recepção diferenciada como um povo acolhedor. Imagine falando a mesma língua da maior parte dos turistas? Essa iniciativa será importante para o Brasil e se transformará num processo contínuo ao inspirar novos parceiros”.
O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios - que poderão ser concluídos no período de um ano - receberão um certificado. Trata-se da primeira ação concreta do MTur para a capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. Até 2014, serão investidos R$ 440 milhões para capacitação de 306 profissionais de diferentes áreas do turismo como alimentação fora do lar, hotelaria, receptivo turístico.
Segundo o presidente da CVC, Guilherme Paulus, “o Olá, Turista! é o caminho certo para deixar um legado ao país e ao turismo brasileiro, principalmente no que tange à educação básica destes trabalhadores”.
O Olá, Turista! prevê também a parceria com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. No site do programa, esses parceiros ficarão mapeados como colaboradores e terão a logomarca da empresa visível no portal. Nos telecentros parceiros, chamados Salas de Conexão, os alunos que desejarem terão ainda suporte técnico de monitores para acessar a escola virtual.
“O turismo pegará carona no bom momento que o país vive”, disse o ministro Barretto. Ele ressaltou ainda o aumento de 83% de brasileiros que viajaram nos últimos dois anos (citando a pesquisa de hábitos de consumo do turismo brasileiro). “Isso é resultado da nova classe média que entrou no mercado de consumo”. Lembrando a pesquisa, ainda, o ministro Barretto reforçou que “o povo brasileiro é o principal atrativo para o turista estrangeiro”.
Estavam presentes também o presidente da São Paulo Turismo (SP TURIS), Caio Carvalho, e o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo, Claury Alves da Silva.
Fonte: ASCOM MTur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário