quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SÃO PAULO ELEITA A MELHOR CIDADE DO BRASIL!

Votação popular elege São Paulo como a Melhor Cidade do Brasil -
Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, considerado um dos principais do setor no país, honrou as escolhas do público.

A cidade de São Paulo foi escolhida como a Melhor Cidade do Brasil na nona edição do prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo – A Escolha do Leitor”, concedido pela Editora Abril. A cerimônia de entrega foi realizada na noite do dia 22 de outubro, no Morro da Urca, Rio de Janeiro. O presidente e a diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo, Caio Luiz de Carvalho e Luciane Leite, estiveram lá para receber a premiação.

A escolha foi feita pelos leitores da revista e número de votos válidos chegou a 13,5 mil, três vezes mais que no ano passado. A capital paulista se destacou principalmente nos quesitos comida, compras, vida noturna e atrações e a cidade também reúne, segundo os votantes, 50% dos melhores hotéis indicados pela pesquisa, sendo que o perfil dos leitores da publicação é o seguinte: 88% pertencem às classes AB, 78% realizaram viagens pelo Brasil nos últimos 12 meses e 61% hospedam-se em hotéis.

Na última edição do prêmio, São Paulo obteve o 3º lugar. A “virada” da cidade em “O Melhor de Viagem e Turismo” deste ano, deixando para trás as cidades do Rio de Janeiro (2º lugar) e Florianópolis (3º lugar), foi mais uma conquista que coroa o trabalho de divulgação e promoção turística que vem sendo realizado na cidade desde 2005. São Paulo recebeu em 2008 cerca de 11 milhões de turistas e, recentemente, foi reconhecida pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) como o principal destino de eventos internacionais das Américas, à frente de Nova York, Chicago e Miami, além de ocupar o 12º lugar no ranking mundial de eventos internacionais, a melhor colocação de sua história, deixando para trás destinos tradicionais como Londres, Tóquio, Madri, Sydney e Vancouver. “Em relação ao ano passado, saltamos da 23ª colocação para ocupar a 12ª posição, com 75 eventos internacionais de peso”, comemora Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo.

Nos últimos anos, a mídia internacional também reconheceu o potencial turístico de São Paulo. A revista Travel + Leisure incluiu a capital paulista na lista das capitais mundiais pela diversidade de culturas, sabores e ritmos. Já o inglês The Times, em 2008, publicou uma pesquisa que elegeu a cidade como a mais cortês da América Latina e a 4ª em todo o mundo. E, entre outros, o jornal norte-americano The New York Times publicou outras cinco matérias nos últimos dois anos falando sobre as atrações turísticas da metrópole.

Outros importantes indicadores demonstram o resultado do trabalho realizado pela São Paulo Turismo – empresa de promoção turística e de eventos da cidade de São Paulo. A média da ocupação hoteleira, por exemplo, ultrapassa os 60% no acumulado de 2009, em contraposição aos cerca de 50% em 2004. “Nossos 42 mil apartamentos estão, na maior parte do tempo, ocupados, com taxas maiores durante a semana, mas já superando os 50% nos fins de semana", explica o presidente da SPTuris. Segundo ele, essas taxas, até poucos anos atrás, eram de aproximadamente 20%.

Outro parâmetro importante é o montante arrecadado por meio de Imposto Sobre Serviço (ISS) com o grupo 13 – considerado o do Turismo por conter gastos com pacotes, hospedagem e eventos –, que atingiu R$ 59,1 milhões no primeiro semestre deste ano, um patamar recorde para o período.

Para fortalecer ainda mais a atividade turística, São Paulo ganhou um importante reforço. O Governo do Estado anunciou a implementação, já no mês de novembro, da empresa de turismo do Estado de São Paulo. A entidade vai seguir o mesmo formato da São Paulo Turismo, uma sociedade anônima, profissional, enxuta, moderna e ativa. “Certamente será uma importante ferramenta, que prestará um grande serviço ao turismo paulista e poderá servir de modelo para outros Estados", avalia Carvalho, que deverá integrar o conselho de administração da empresa estadual junto com o atual secretário de Turismo do Estado, Claury Alves da Silva.

FONTE: Folha de S. Paulo - Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário